Resultado de imagem para 5 point starsResultado de imagem para 5 point starsResultado de imagem para 5 point starsResultado de imagem para 5 point stars   9west  -  Verdadeira Country Music   Resultado de imagem para 5 point starsResultado de imagem para 5 point starsResultado de imagem para 5 point starsResultado de imagem para 5 point stars                  

Afinal, o que fazer em Nashville?
18/11/2020 12:31 em Country Music

Sempre tive vontade de ir aos Estados Unidos e obviamente quando eu fosse pela primeira vez Nashville era uma das cidades que estaria na minha lista. Quando eu resolvi viajar e fazer os planos, Nashville estava na minha segunda cidade do roteiro e fiquei encantado que tudo foi acima de qualquer expectativa que tinha. O mais curioso é que por várias vezes com amigos e conhecidos muitos perguntavam, mas o que você vai fazer em Nashville, o que tem lá?

Para você aí que gosta de Country Music, que acompanhou a lendária história de Elvis Presley em Nashville, astros do Country como Hank Williams, Patsy Cline, Johnny Cash, George Jones, Merle Haggard, Willie Nelson e muitos outros pode achar até que é uma pergunta ofensiva, mas calma, há boas respostas para essa pergunta.

Além do efeito disponível para as fotos no Instagram, Nashville é a capital do estado do Tennessee, fundada em 1779 com o nome de Fort Nashborough, em homenagem a um soldado da Guerra de Independência chamado Francis Nash. É mundialmente conhecida como Music City (a Cidade da Música), e também como Atenas do Sul. O primeiro, em referência ao fato de ser um importante centro da indústria discográfica e principalmente ao Country Music; o segundo, pelo seu grande número de instituições de ensino, pelo alto nível de instrução da população e por sua arquitetura clássica. Nashville tem se destacado muito principalmente com relação a outras áreas que impulsionam a economia da cidade nas áreas médicas, publicação, financeira e de transportes.

Ao pousar em Nashville você já se dá conta do Universo Country que a cidade lhe reserva para desfrutar, com imagens de cantores famosos e claro um pouco do famoso Uísque Jack Daniel’s, que tem sua Destilaria a apenas uma hora e meia de Nashville.

Na parte principal de Nashville, “Downtown” você pode fazer praticamente a pé todos os pontos turísticos, o que é sensacional. Pode considerar o início da Broadway no grande complexo da Bridgestone Arena que tem um centro especializado para atendimento de turistas e você pode adquirir um passaporte para visitar algumas das principais atrações da cidade. Com a série de TV “Nashville” a cidade impulsionou e muito o turismo, levando-a uma visibilidade maior aos fãs de Country Music. Os próprios americanos viajam grandes distância para conhecer Nashville ou apenas passar o fim de semana. Há algumas expressões como NashVegas, uma expressão que remete a Las Vegas, no âmbito musical. É muito comum ao conversar com pessoas nos bares e perceber que muitos vêm do Texas, Georgia, Arkansas e outros estados.

O clima dos bares da Broadway, famosos honky tonk bars, é muito único da cidade. Os artistas começam a tocar ao meio dia e vão até noite a fora.  Com mapas interativos você consegue se localizar facilmente pela cidade. Se estiver de carro encontrará um estacionamento seguro e barato para deixar o carro e aproveitar a cidade andando.

Você pode entrar e sair em cada bar no momento que bem entender, não há cobrança de entradas, apenas as famosas tips para os garçons e também as bandas que se apresentam principalmente à espera de suas generosas tips. Vale a pena fazer um tour em cada bar e sentir a verdadeira sensação do clima dos bares onde muitos cantores famosos tocaram no início de suas carreiras. Alguns até hoje ainda fazem shows surpresas nos bares da cidade. O bar Robert’s Western World mantêm as raízes do Country, tocando apenas Traditional Country Music. O bar pertence ao grande músico e empreendedor JesseLee Jones que tive a honra de conhecer em minha visita a Nashville. Recentemente lançou um livro, BRAZILBILLY, The JesseLee Jones Story  que descreve como alcançou seu sonho de sair do Brasil e viver nos Estados Unidos.

Além da famosa Broadway e outras inúmeras atrações de Nashville vou listar de forma breve as que eu considero obrigatórias e vão fazer você conhecer um pouco mais do que a cidade reserva em sua história e cultura.

O The Ryman Auditorium, considerado o Templo Sagrado do Country Music, também conhecido como Mother Church of Country Music” é um dos grandes responsáveis pelo título da cidade de capital da música Country. Construído em 1892 a partir da ideia de Thomas G. Ryman foi criado inicialmente para pregações religiosas, mas o local logo tornou-se um popular palco de uma série de eventos da comunidade. Eventos que iam desde comícios políticos, passando por concertos, óperas, sinfonias, ballets e produções teatrais. No entanto foi a partir de 1943, quando o Grand Ole Opry Show (Programa de rádio mais antigo dos Estados Unidos) passou a ser gravado em seu interior é que o local passou a ter grande notoriedade. Ao longo de 31 anos, o Ryman Auditorium serviu como sede do Opry e palco principal para uma série de shows ao vivo com lendas da música americana. Com nomes como Elvis Presley, Hank Williams, Johnny Cash, Marty Robbins, Pearl Minnie, Patsy Cline, Roy Acuff entre muitos outros. O tour pelo Ryman é muito bom e você assiste a vídeos e pode tirar grandes votos pelo local. Para os amantes da música também é possível gravar uma música, onde você pode cantar no estúdio do Ryman.

Também há museus de nomes importantes da música country e é extremamente válido a visita nos Museus: Johnny Cash Museum;  George Jones Museum e Willie Nelson and Friends Museum. Você vai conhecer muito mais sobre os artistas e ter acesso a itens pessoais.

O tour no Country Music Hall of Fame faz você viajar por todos os grandes artistas que fizeram história no Country e muitos atuais também. Há exposições de prêmios, itens pessoais dos artistas, carros, pianos, discos de ouro, platina, etc. Você ainda pode desfrutar de uma jornada de etapas que o avaliarão e você poderá compor o painel eletrônico de estrelas do Country.

O RCA Victor Studio B  também faz você viajar no tempo, está localizado em uma região composta por vários estúdios de gravação o Studio B já gravou faixas de artistas consagrados como: Don Gibson, Porter Wagoner, Ernest Tubb, Connie Smith, Jim Reeves, Charley Pride, Dolly Parton, Waylon Jennings, Willie Nelson, Roy Orbison e Elvis Presley. É o único estúdio em Nashville que permite visita e é ainda é usado até hoje para gravações específicas e vale muito a pena a visita.

É extremamente recomendado passar pelo menos uma manhã na Jack Daniel’s Distillery. A destilaria fica a uma hora e meia de Nashville na pequena cidade de Lynchburg no Tennessee e reserva um tour pelas principais fases de fabricação de um dos uísques mais famosos do mundo. É incrível observar que mesmo com toda a modernidade disponível no mercado a marca ainda opta por preservar os processos singulares que o fizeram tão famoso. O Brasil é o quarto consumidor mundial do uísque Jack Daniel’s.

O BlueBird Cafe é um pequeno bar de música que abriu em 1982 e é famoso pelas performances de músicos compositores que aproveitam a oportunidade para apresentar suas canções. É incrível presenciar o silêncio absoluto do público quando os músicos começam a tocar. Dentre os músicos famosos que já tocaram no BlueBird Cafe estão: Garth Brooks, Taylor Swift, Keith Urban, Kenny Chesney e mais recentemente Steven Tyler. Realmente é uma experiência emocionante, principalmente quando se consegue uma reserva na primeira fila.

Em sua viagem a Nashville certamente você precisa ir ao Grand Ole Opry e assistir uma apresentação. O Opry tem uma história magnífica com inúmeros Artistas Membros e Artistas Convidados que se dividem nas apresentações semanais. Após o show que em média dura 2 horas e meia você pode também pode fazer o tour pelo Opry, conhecer sua história, ter acesso ao camarim e visitar o Back Stage  e ter a chance de encontrar artistas no camarim. Tive a honra de assistir a apresentação de Ralph Stanley com seu neto Nathan Stanley. Ralph era um Opry Member e infelizmente faleceu em 23/06/2016.

Esses são apenas alguns dos atrativos que Nashville possui, não somente para os amantes de Country mas para todos que queiram conhecer porque a cidade tem sido cada vez mais notória para os Estados Unidos no âmbito musical e econômico. Com uma população extremamente inferior a Los Angeles e Nova York, Nashville acompanha de perto números impressionantes marcas da indústria da música quanto comparado a esses grandes polos da música.

O que eu fui fazer em Nashville? Primeiramente fui realizar meu sonho e ver de perto o que vi por muito tempo pela internet e histórias de músicos que admiro. Mais do isso também aprender sobre as inúmeras opções que a cidade oferece e certamente não consegui fazer tudo que estava na minha lista. Isso é uma grande motivação para uma nova visita, não acha?

 

Texto de,  Roberto Trevizan  -  Country Music Singer

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!